O principal desafio deste projeto foi criar soluções que acomodassem diversos usos e funções em um espaço reduzido, sem ter como resultado ambientes pequenos e compartimentados. A solução encontrada partiu de um projeto de marcenaria que divide os espaços de forma estratégica, criando áreas específicas para cada função. O desenho rigoroso e fluido do mobiliário se concentra nas paredes, liberando o máximo espaço possível para o uso.
O partido do projeto consiste em dividir o apartamento em duas áreas: uma para usos de menor permanência, mais funcional e afastada das aberturas, e outra para usos de maior permanência, que aproveita a luz e ventilação naturais. Criamos uma faixa próxima à entrada do apartamento, demarcada pela cor azul e delimitada por um móvel linear, que abriga o closet e a lavanderia. Mais próximos das aberturas, as áreas de maior permanência acomodam os espaços para dormir, estar, cozinhar e trabalhar.
No que diz respeito à iluminação, propomos dois cenários, um com iluminação feita com luminárias de sobrepor no teto que garantem uma luz geral, e outra com arandelas e perfis de led embutidos na marcenaria, que possibilitam um cenário mais intimista.
AUTORES : RAPHAEL SOUZA E DANIEL ZAHOUL
ANO: 2023
LOCAL: SÃO PAULO - SP
ÁREA: 40m²
FOTOGRAFIA: CAROLINA LACAZ